quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Plano de Ensino - Natação -

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ASSIS
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIA, PRÁTICA E METODOLOGIA DA NATAÇÃO
PROFESSORA: MARISA SANCHES NOGUEIRA
TERCEIRO TERMO 2010 CARGA HORÁRIA : 80

PLANO DE ENSINO
EMENTA:

No final do terceiro termo o aluno do curso de Educação Física deverá conhecer os processos pedagógicos bem como métodos e técnicas capazes de adaptar um indivíduo ao meio líquido; e ensina-lo á nadar os estilos Crawl, Costa, peito e borboleta; as saídas, viradas e chegadas dos 4 estilos.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

>Formar um professor crítico e reflexivo, comprometido com o aprendizado e a transformação social.
> Enfocar a relação complexa e dinâmica entre o ser humano e o ambiente a sua volta.
>Conhecer os conceitos do domínio sobre a água e adaptação ao meio líquido.
>Capacitar o futuro professor ao trabalho prático através de simulações dos procedimentos de aprendizagem dos gestos que fundamentam a arte de nadar, bem como deslocar-se no meio líquido adotando posturas de flutuação e deslize, os movimentos propulsivos, mergulhos, sustentação do corpo na água , respiração aquática e as técnicas de sobrevivência.
>Identificar, propor , e aplicar metodologias destinadas à aprendizagem dos diferentes estilos
>Proporcionar aos futuros professores a vivência dos conhecimentos teórico-práticos nas mais diferentes metodologias pedagógicas possíveis dos estilos crawl, costas, peito e borboleta.
>Despertar para a produção de novos conhecimentos (pesquisa científica).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Adaptação ao meio líquido.
1. apnéia
2. flutuação grupada
3. flutuação ventral
4. deslize
5. mecanismo para a volta à posição em pé
6. sustentação em pé na água

Fundamentos do Nado Crawl:
1 - fases evolutivas do nado
2 - a posição do corpo
3 - movimento das pernas
4 - movimento dos braços
5 - respiração lateral e bilateral
6 - coordenação do nado
7 - aplicabilidade do estilo às deformidades da coluna vertebral.

Fundamentos do Nado de Costas:
1 - fases evolutivas do nado
2 - movimento das pernas
3 - movimento dos braços
4 - controle da respiração
5 - coordenação do nado
6 - aplicabilidade do estilo às deformidades da coluna vertebral.

Fundamentos do nado de peito:
1 - Fases evolutivas do nado
2 - Posição do corpo
3 - Movimento das pernas
4 - Movimento dos braços
5 - A regra da respiração frontal do nado
6 - Coordenação
7 - Cuidados da aplicabilidade em relação à coluna vertebral..

Saídas dos quatro estilos:
1 - As que são feitas de cima do bloco de partida
2 - Manobras
3 - A saída grab
4 - Diferenças para os 3 estilos
5 - Feitas de dentro da água
6 - Particularidades de cada estilo

Viradas dos quatro estilos:
1 - Simples
2 - Olímpica
3 - Seqüência pedagógica para o aprendizado
4 – A virada do nado costa
5 - Particularidades de cada estilo

Chegadas dos quatro estilos
1 - O ritmo
2 - Particularidades dos estilos
3 - Os diferentes toques

Fundamentos do nado de borboleta
1 - Fases evolutivas do nado
2 - Posição do corpo
3 - Movimento das pernas
4 - Movimento dos braços
5 - Respiração
6 - Coordenação
7 - Cuidados da aplicabilidade em relação à coluna



METODOLOGIA DO ENSINO:

Aulas teóricas expositiva e interativa.
Aulas práticas (simulação de exercícios pedagógicos).
Análise e interpretações de textos
Vídeos ilustrativos
Demonstrações práticas de métodos e técnicas para o aprendizado prático.
Seminários, palestras (convidados).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Avaliações teóricas e práticas = 7,0 pontos
Trabalhos de pesquisa bibliográfica, participação em aulas e eventos específicos como competições e outros. = 2,0 pontos
Trabalhos realizados fora da sala de aula = 1,0 ponto
Total..........................................=10,0pontos


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CORRÊA, Célia Regina Fernandes, Marcelo Garcia massaud, Natação na Idade Escolar, Rio de Janeiro, 2ª edição: Sprint, 2008.
LEAL,Clésio Vargas. Profissional de Natação: 100 estratégias para o sucesso, Clésio Vargas Leal, Rio de Janeiro: Sprint, 2003
KEBERJ,.F.C.Natação: algo mais que 4 nados. Editora Manole, 2002
MACHADO,D.C.Natação:teoria e prática. Editora Sprint, 1995.
LIMA,William U. de.Ensinando Natação, São Paulo: Phorte, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR :

CARVALHO, Cantarino de - Introdução á Didática da Natação .
CORRÊA, Célia Regina Fernandes – Escola de Natação: montagem e administração, organização pedagógica, do bebê à competição / Célia Regina Fernades Corrêa / Marcelo Garcia Massaud – Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
DELUCA, Adolfo de. Brincadeiras e Jogos Aquáticos . Rio De Janeiro : Sprint, 2a. Edição, 1999.
MACHADO, David Camargo - Metodologia da Natação . São Paulo : E.P.U. : 1978
NAKAMURA, Osvaldo Fumio Recreação aquática. São Paulo : Icone, 1997.
REIS, Jayme Werner dos, Exercícios e Habilidades Aquáticas – 2 ed. Porto Alegre: D.C. Luzzatto / Sagra, 1991.
CABRAL, Fernando; Cristianini, Sanderson do R.; Souza, Wagner Alves de. Natação – 1000 Exercícios. Rio De Janeiro : Sprint, 1995 1996 –2a. Edição - 1998 – 3a. Edição
LIMA, Aline Costa. Et all. .Aprendendo a nadar em 20 aulas. Rio De Janeiro : Sprint , 1999.
NETTO, José Basilone . Natação a didática moderna da aprendizagem. Rio De Janeiro : Grupo Palestra Sport, 1995.
NETTO, José Basilone . Natação iniciação ao treinamento desportivo. Rio De Janeiro :Grupo Palestra Sport , 1998.
QUEIROZ, Cláudia Alexandre. Recreação Aquática . Rio De Janeiro : Sprint , 1998.
TURCHIARI, Antônio Carlos .Pré Escola de natação. São Paulo: Ícone, 1996.

REFERENCIAS
HTTP://nadar2009.blogspot.com
www.google.com.br
www.youtube.com

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