sexta-feira, 28 de agosto de 2009

corretor de ortografia e gramática



Prezados alunos, o Word possui uma importante ferramenta que faz correção de ortografia e gramática.

Para enterdermos como essa ferramenta funciona, copie o texto abaixo (que está cheio de erros intencionalmente), cole-o num documento novo do word e vamos fazer uso do corretor ortográfico.

Anote em seu caderno os erros encontrados.


CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO AO SOL. O sol é responsável pela produção da virtamina D em nosso organisrmo. Vale ressaltar que seu excesso pode ser prejjudicial, sobretudo, pelas modificações decorrentes do asquecimento global. Por isso, presste atenção a estes cuidados básicos: • Evite o horário das 10h às 15h. • Use diariamente filtro solar e resplique a cada duas horas durante a exposição ao sol. • Em caso de exposições prolongadas, use chapréu para preservar as áreas mais sensíveis: olhos, naris e orelhas. • Não se esqueça dos óculos de sol que protegem a córnea da esposição excessiva aos raios solares. • A exposição solar de crianças menores de 6 meses deve ser cautelosa,preferencialmente da 8h às 9h. Nesses casos, o filtro solar é indispensável.


Peça um documento novo e cole o texto copiado

Faça a verificação ortográfica do texto, usando o botão ABC.

Coloque o título centralizado, em itálico, negrito, fonte tipo verdana, vermelho, tamanho 20.

Sublinhe as palavras sol e vitamina D, todas as vezes que aparece no texto.

Realce a frase “Evite o horário das 10h às 15h”

Recorte o frase “Use diariamente filtro solar e reaplique a cada duas horas durante a exposição ao sol.” E cole no final do texto

Copie O sol é responsável pela produção da vitamina D em nosso organismo. e cole de novo em baixo do texto.

Desfaça o colar

Refaça o colar


Alinhe o texto justificado
Selecione o texto a partir da frase “Evite o horário”... até o final do texto e insira numeração.


Configure as margem todas com 1cm

Coloque o espaçamento entre linhas com 1.5


Um bom digitador precisa ter agilidade com o teclado. O uso correto de todos os dedos é muito importante.


sexta-feira, 21 de agosto de 2009





Prezados alunos,
na aula passada conhecemos o Paint, que é um programa nativo do windows e com ele construímos imagens que podem ser usadas em nossa profissão.

Já que aprendemos a usar o Paint, vamos então "brincar" um pouquinho com esse programa conjugando algumas imagens prontas que serão bastante úteis e interessantes.

Desta forma você poderá enriquecer os trabalhos que faz em todas as disciplinas do nosso curso.

Selecionei algumas imagens e vou postar para que possam utilizá-las

Divirta-se aprendendo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Plano de Ensino

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ASSIS
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: INFORMATICA E NOVAS TECNOLOGIAS
PROFESSORA: MARISA SANCHES NOGUEIRA
SEGUNDO TERMO 2009 CARGA HORÁRIA : 40

PLANO DE ENSINO
EMENTA:
NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA, SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS E LINUX, PROGRAMAS DO OFFICE, INTERNET, OUTROS RECURSOS TECNOLOGICOS.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
>Promover a inclusão digital.
>Capacitar o professor à elaboração de documentos manuseados no cotidiano profissional docente.
>Proporcionar aos alunos a vivência dos conhecimentos em informática.
>Formar um professor crítico e reflexivo, comprometido com o aprendizado e a transformação social.
>Despertar para a produção de novos conhecimentos (pesquisa científica).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Noções básicas de informática:
· Periféricos
· Funcionamento
Sistemas operacionais:
· Windows:
o Paint
o Office 2003
§ Microsoft Office Word
§ Microsoft Office Excel
§ Microsoft Office Power Point
· Linux
o Open Office
Internet:
· Responsabilidade civil e criminal
· Sites de busca
· Dicionários e Enciclopédias
· Google earth
· Correio eletrônico
· Blogs
Outros recursos tecnológicos:
· Data show
· Equipamento automático de Cronometragem
· Softwares de avaliação física.

METODOLOGIA DO ENSINO:
Aulas teóricas expositiva e interativa.
Aulas práticas.
Pesquisas na internet
Envio de mensagens eletrônicas
Construção e gerenciamento de Blogs

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Avaliações teóricas e práticas = 7,0 pontos
Trabalhos de pesquisa e participação em eventos específicos = 2,0 pontos
Trabalhos realizados fora da sala de aula = 1,0 ponto
Total.... ......................................=10,0pontos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Tajra, Sanmya Feitosa. Informática na Educação/ Sanmya Feitosa Tarja.- 6ª Edição – São Paulo: Érica, 2005
Tajra, Sanmya Feitosa. Internet na Educação: o professor na era digital/ Sanmya Feitosa Tarja.- 7ª Edição – São Paulo: Érica, 2004
Nogueira, Nilbo Ribeiro. O Professor atuando no Ciberespaço: Reflexões sobre a utilização da Internet com fins pedagógicos/ Nilbo Ribeiro Nogueira - 8ª Edição – São Paulo: Érica, 2005.
Sawaya, Márcia Regina. Dicionário de Informática e Internet/ Márcia Regina Sawaya – 3ª Edição – São Paulo: Nobel, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR :
Molinari, Leonardo. Gestão de Projetos: Técnicas e Práticas com ênfase em Web/ Leonardo Molinari – 1ª Edição – São Paulo: Érica, 2004
Tarja, Sanmya Feitosa. Projetos em Sala de Aula: Windows/ Sanmya Feitosa Tarja – 5ª Edição – São Paulo: Érica, 1999.
Oliveira, Jayr Figueiredo. T.I.C. Tecnologias da Informação e da Comunicação/ Jayr Figueiredo de oliveira – 9ª Edição – São Paulo: Érica,2003

REFERÊNCIAS
www.google.com.br
www.youtube.com
www.uol.com.br
www.altavista.com.br
http://br.cade.yahoo.com
http://informaticaenovastecnologias.blogspot.com
http://www.cdof.com.br/nutri1.htm acesso em 13/08/2009